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terça-feira, 2 de julho de 2013

A CASA COMEÇA A CAIR NA PREFEITURA DO RIO

Pois é caro Eduardo Paes, pelo visto iniciou-se a descoberta de suas maracutaias. Quem ri por último ri melhor!!!

Após a redução dos ganhos de empresários de ônibus e da prefeitura (ridícula) de Eduardo Paes, não demorou muito e os mesmos já estão se desentendendo. Apesar de adotarem um discurso de “transparência”, ambos não conseguem chegar a um denominador comum sobre o lucro dos quatro consórcios que, desde 2010, controlam o sistema de transporte rodoviário do Rio de Janeiro. Enquanto o Rio Ônibus, entidade que representa os empresários, afirma que o resultado líquido no ano passado somou R$ 77,1 milhões, o município diz que foi R$ 69,4 milhões. A diferença, de R$ 7,7 milhões, seria suficiente, por exemplo, para a compra de quase 13 coletivos articulados, semelhantes aos que rodam no corredor Trans-oeste, avaliados em cerca de R$ 600 mil cada. A Secretaria municipal de Transportes informou, em nota, que “os dados oficiais são os informados pela prefeitura” e serão “auditados por empresa de reconhecimento internacional”. À noite, o sindicato informou pela assessoria que não ia comentar a distorção.

A análise que vinha sendo feita pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) — e que foi arquivada, contrariando opinião dos técnicos do órgão — pode conter pistas das causas de tanta confusão com os números. Segundo voto anterior, divulgado em 2012, ao ser questionada sobre o monitoramento das contas das empresas de ônibus, a Secretaria de Transportes “limitou-se a informar que não existem mecanismos para acompanhamento dos relatórios financeiros”. A prefeitura alegou, em nota, que as auditorias das empresas são as fontes de acompanhamento.
Os dados sobre os lucros foram repassados diretamente pelo presidente do sindicato das empresas, Lélis Marcos Teixeira, juntamente com outros indicadores e confirmou o resultado de R$ 77,1 milhões:
As divergências entre a prefeitura e os empresários também chegam aos indicadores sobre os resultados financeiros da concessão. O Rio Ônibus informou que os percentuais mostram que nenhum consórcio alcançou a taxa de retorno de 8,5% dos investimentos previstos, ano passado, para as concessões. A prefeitura, por sua vez, informou que o percentual deve ser calculado não anualmente, porque fez estimativa para os 20 anos de validade da concessão.
Por força da Lei das Licitações, os cálculos da lucratividade tomam como base os investimentos dos consórcios desde o início da concessão. Em 2010, o volume teria chegado a R$ 631 milhões. Na realidade, boa parte desses recursos não foi aplicada, causando reflexos no lucro, já que os consórcios são formados pelas mesmas empresas que operavam o sistema antes da concessão. Ou seja, boa parte dos investimentos anunciados era para compor uma frota que já rodava.
Outros números do setor intrigam. Os cálculos sobre o lucro não levam em conta, por exemplo, o faturamento com publicidade ou receitas geradas com a exploração comercial dos terminais rodoviários. No segundo semestre de 2010, os consórcios começaram a operar o sistema com a tarifa inicial de R$ 2,40. Documentos anexados ao processo de licitação, na Secretaria de Transportes, mostram que essa tarifa foi indicada para que os vencedores tivessem o cenário mais favorável do ponto de vista “econômico e financeiro”. O material revela que, desde o início, a prefeitura pretendia cobrar um ISS reduzido. Mas o percentual baixaria de 2% para 0,1% após a concessão. No final, o índice ficou ainda mais baixo, caindo para 0,01%. Segundo dados divulgados pela prefeitura, a renúncia fiscal ultrapassou R$ 100 milhões desde 2010. Apenas em 2012, foram R$ 46,8 milhões, o que representa, seja na versão do município ou na dos empresários, mais da metade dos lucros do ano passado. Desde 2010, as empresas pagaram cerca de R$ 5 milhões de ISS.
Em apenas uma investigação os números da atual prefeitura já não estão batendo. Veremos nos outros setores a serem investigados. Pois é Eduardo Paes, suas “forras”, regalias e desvios começarão a aparecer.


FONTES:
http://www.antp.org.br
http://rjalerta.com
http://noticias.band.uol.com.br

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